Rotulagem de Alimentos
Segunda a definição da legislação brasileira, podemos definir rotulagem, como toda inscrição, legenda ou imagem, ou toda matéria descritiva, escrita, impressa, estampada, gravada em relevo ou colada sobre a embalagem dos alimentos destinadas à informações de identificar a origem, a composição e as características nutricionais dos produtos, permitindo o rastreamento dos mesmos, e constituindo-se, como fundamental para a saúde pública. Em nosso país o Código de defesa ao consumidor complementa o direito a essas informações.
"A rotulagem dos alimentos, orienta ao consumidor sobre a qualidade e a quantidade dos constituintes nutricionais dos produtos." Fazendo com que o consumidor saiba e selecione os nutrientes de acordo com o seu gosto, sendo indispensável, no entanto, a fidedignidade das informações. Entretanto surgi um questionamento sobre o nível de conhecimento dos consumidores a respeito dos componentes da rotulagem de alimentos. A anvisa estabelece critérios para a produção de rotulagem, no qual ressalta componentes obrigatórios para compor o rotulo de alimentos listados na tabela a seguir:
CÂMARA, Maria Clara Coelho et al. A produção acadêmica sobre a rotulagem de alimentos no Brasil. Rev Panam Salud Publica, v. 23, n. 1, p. 52-8, 2008.
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) [homepage on the
Internet]. Rotulagem nutricional obrigatória. [cited 2009 jul 24]. Available from:
www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_rotulagem.pdf
[homepage on the Internet] http://sodepoisdocafe.com/novos-biscoitos-nesfit-e-iogurtes-gregos-nao-sao-tao-lights-assim/
Nenhum comentário:
Postar um comentário